TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 24 - Ensinando uns aos Outros

ENSINANDO UNS AOS OUTROS

Habite ricamente em vocĂȘs a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cĂąnticos espirituais com gratidĂŁo a Deus em seu coração. Colossenses 3.16


Todos nós somos professores da fé.
Podemos ser bons professores, ou ruins, mas o fato Ă© que somos mestres.Todos os dias esperamos, somos modelo de comportamento bĂ­blico e respondemos com atitudes semelhantes Ă s de Cristo. A BĂ­blia nos vĂȘ como professores e encorajadores no papel de ensinar uns aos outros. Paulo, quando escreveu a um grupo comum de cristĂŁos, declarou: “estou convencido de que vocĂȘs estĂŁo cheios de bondade e plenamente instruĂ­dos, sendo capazes de aconselhar- se uns com os outros”(Romanos 15.14).
Muitos carregam o mito de que apenas pessoas que tĂȘm dom, sĂŁo profissionais, sabem ensinar, mas nada poderia estar mais afastado da verdade. Cada um de nĂłs tem algo a oferecer aos amigos e ao nosso Pequeno Grupo. Quando compartilhamos nossos pensamentos sobre um texto bĂ­blico, quando aconselhamos a partir de nossas experiĂȘncias, quando convidamos o grupo para orar numa hora de crise, estamos ensinando.
Ensinar envolve mais do que explicar uma história bíblica ou um princípio teológico; também ensinamos quando ajudamos uns aos outros em como amar o cÎnjuge, como tomar decisÔes, manter nossos pensamentos puros ou sair das dívidas.
Paulo diz que devemos aconselhar uns aos outros. Isso significa que devemos ser aprendizes, ouvintes do que os outros crentes tĂȘm a dizer quando contam sobre o trabalho de Deus em suas vidas, observar uns aos outros para ver como o “Cristo em vocĂȘs” funciona em outro ser humano (Colossenses 1.27).
A BĂ­blia afirma que o rei SalomĂŁo foi o homem mais sĂĄbio que jĂĄ existiu. Ele disse que aprender com os amigos Ă© de vital importĂąncia (ProvĂ©rbios 12.15). SalomĂŁo escreveu em ProvĂ©rbios 15:22 (NTLH): “Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros hĂĄ sucesso”.
No versículo destacado hoje, Paulo nos då um esboço de como podemos ensinar e aprender uns com os outros:
  • Deixem as palavras de Cristo habitar em seus coraçÔes - devemos conhecer a Palavra de Deus antes de tentar ensinĂĄ-la. Quando ouvimos, lemos, estudamos, memorizamos e meditamos nas Palavras de Cristo,  estamos colocando-as em nosso coração. Isso nos faz mais sĂĄbios e dĂĄ o conhecimento necessĂĄrio para que possamos nos ensinar mutuamente (Romanos 15:14).
  • Usem a Palavra de Deus para ensinar e aconselhar uns aos outros – o que temos que passar aos outros Ă© mais do que simples experiĂȘncias ou conhecimento humano. Toda vez que Paulo escreveu para alguma igreja ele desafiou os crentes a ensinar e encorajar uns aos outros com a verdade de Deus. Frequentemente buscamos a sabedoria convencional do mundo quando queremos respostas. Mas,o mundo que precisa desesperadamente da sabedoria espiritual encontrada na Palavra de Deus.
Naturalmente, uma vez que tenhamos aprendido com a sabedoria de Deus,precisamos aplicĂĄ-la corretamente em nossas vidas, mantendo-os firmes,  sem relaxar: “Apegue-se Ă  instrução, nĂŁo a abandone; guarde-a bem, pois dela depende sua vida” (ProvĂ©rbios 4.13).
Seu Pequeno Grupo tem uma excelente oportunidade para todos os seus componentes desenvolverem habilidades como lĂ­deres e professores. VocĂȘs devem pensar em revezar as pessoas que preparam a reuniĂŁo e as que lideram o perĂ­odo de estudo em cada semana. Isso vai ajudar e incentivar cada membro acrescer em sua fĂ© e dons. A BĂ­blia diz: “Se vier uma revelação a alguĂ©m que estĂĄ sentado,cale-se o primeiro. Pois vocĂȘs todos podem profetizar,cada um por sua vez, de forma que todos sejam instruĂ­dos e encorajados” (1 CorĂ­ntios 14.30-31).
Em seu Pequeno Grupo, os relacionamentos nĂŁo sĂŁo mera coincidĂȘncia.NĂŁo foi por acaso que Deus colocou vocĂȘ nesse grupo em particular para estudar durante 40 dias a respeito de comunhĂŁo. HĂĄ coisas que seu grupo aprenderĂĄ somente com vocĂȘ e outras que vocĂȘ aprenderĂĄ somente com as pessoas que compĂ”em seu Pequeno Grupo. Que privilĂ©gio incrĂ­vel! O Deus do universo escolheu vocĂȘ para participar da vida de seus amigos, bem como providenciou que eles fossem capazes de participar da sua.

PARA PENSAR:
Todos nós somos professores da fé.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Habite ricamente em vocĂȘs a Palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cĂąnticos espirituais com gratidĂŁo a Deus em seu coração” Colossenses 3.16
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Quais sĂŁo as liçÔes que Deus tem ensinado a vocĂȘ ultimamente que podem ser compartilhadas com seu Pequeno Grupo?

Unknown

Nenhum comentĂĄrio:

Postar um comentĂĄrio

Os comentårios passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentårios com palavrÔes ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas sĂŁo sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram