TEMA: SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR JUNTOS DIA 32 - Sendo Humildes uns com os Outros

SENDO HUMILDES UNS COM OS OUTROS

Vocês, homens mais jovens, sigam a liderança daqueles que são mais velhos. E todos sirvam uns aos outros com um espírito humilde, Pois Deus concede bênçãos especiais àqueles que são humildes,Mas se opõe àqueles que são orgulhosos. I Pedro 5:5(BV)

Lembrem-se de serem “esquecidos”.
A vida do servo requer um certo tipo de humildade, ou a capacidade de esquecer-se de si mesmo o suficiente para prestar ajuda aos outros (Filipenses2:4). Devemos desenvolver uma atitude semelhante à de Jesus, quando “sendo Deus”, voluntariamente assumiu a “natureza de servo”,(Filipenses 2:6-7), e depois nós devemos buscar fazer o bem ás pessoas entre nós, perguntando “como posso ajudá-lo?” (Romanos 15:2).
Certa noite, Jesus respondeu essa questão sobre serviço, quando “levantou-se da mesa, tirou sua capa e colocou uma toalha em volta da cintura. Depois disso,derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura” (João 13:4-5). Lavar os pés de alguém era tarefa reservada aos servos mais simples; mas Jesus, sem dizer nada, demonstrou que não há tipo de serviço simples demais para seu coração cheio de amor. Ele colocou as necessidades de seus discípulos acima da suas, mesmo com a sombra de sua morte pairando sobre o Cenáculo.
A chave para a humildade é conhecer a si próprio; quando você compreende quem é, fica á vontade para segurar com firmeza a toalha, mesmo ficando longe dos holofotes. Jesus não se importou de ser confundido como um simples escravo sabia qual era sua missão na vida. Estava mais interessado em servir os outros do que em impressioná-los.
O Centurião de Lucas 7 foi um homem de notável humildade, Jesus estava a caminho de sua casa, quando recebeu a mensagem enviada por um servo: “Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto. Por isso, nem me considerei digno de ir ao teu encontro. Mas dize uma palavra, e o meu servo será curado. Pois eu também sou homem sujeito á autoridade, e com soldados sob o meu comando. Digo a um: Vá, e ele vai; e a outro: Venha, e ele vem. Digo a meu servo: Faça isto, e ele faz” (Lucas 7: 5-8).
Ele poderia ter insistido para que Jesus completasse o caminho até sua casa. Isso não o colocaria em evidência em sua comunidade? Mas a necessidade de seu servo era de ser curado e não de impressionar a cidade.
Ainda mais extraordinária é a forma como o soldado descreve ele mesmo a Jesus. Ao invés de enfatizar seu alto posto como centurião, chama atenção pelo fato de ocupar um lugar sob autoridade de alguém. Ele entende que sua autoridade para dar ordens estava interligada á sua capacidade de receber ordens. Seu valor e dignidade não tinham a ver com sua posição numa hierarquia.
Humildade simplesmente significa que temos uma avaliação imparcial das nossas forças e fraquezas. Compreendemos nossa maneira de ser e nossos dons, estamos conscientes disso, mas não ficamos nos lamuriando por causa de nossas limitações. Vemos tudo o que temos como dádivas de Deus e sabemos que sem ele não seríamos nada.
Nosso primeiro e mais crítico passo em direção ao desenvolvimento da humildade semelhante á de Jesus, é agarrar firme a grandeza do amor de Deus por nós. Quando deixamos que a largura, altura, profundidade e comprimento de seu amor penetrem em nosso íntimo ( Efésios 3:18), vemos nossas inseguranças serem levadas e somos capacitados para servir os outros com autêntica humildade.
O segundo passo é render nossa agenda a Deus. Oramos: “ Deus, vou seguir teus planos para minha vida, e não os meus. Tenho sonhos e planos, tenho alvos e ambições, mas sei que me colocaste no mundo por um motivo, para um propósito, e estou escolhendo, por minha vontade, cumprir o teu plano e não o meu. Sei que não vais revelá-lo de uma só vez para mim. Vou conhecê-lo aos poucos, mas estou disposto a dar um passo de cada vez, sabendo que teu plano é melhor do que o meu”.
Jesus não se importou de ser confundido com um servo. E você?

PARA PENSAR:
Humildade é resultado de saber quem você é.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
“...sirvam uns aos outros com espírito humilde...” (1 Pedro 5: 5)
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Como você sente quando é tratado como servo?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram