TEMA: SOMOS ESCOLHIDOS PARA TER COMUNHÃO DIA 16 - Comprometendo-nos uns com os outros

COMPROMETENDO-NOS UNS COM OS OUTROS


Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz á paz e a edificação mútua. Romanos 14:19

Comunidade se forma através de compromisso.
Numa comunidade cristã saudável todos se comprometem a amar uns aos outros, trabalhar juntos e ficar uns com os outros. A Bíblia diz: “E todos aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e levantarão uma colheita de justiça” (Tiago 3:18)
Isso ultrapassa a superficialidade, saindo da abordagem “cada um por si” para realmente se dar bem com as pessoas. Significa que vemos valor em cada indivíduo de nosso Pequeno Grupo; entendemos que cada um foi criado por Deus e é recipiente de sua graça. Significa que assumimos um compromisso de realmente participarmos da vida um do outro, “ninguém vai sair e cuidar somente do que é seu” (Colossenses 3:15)
Deus nos criou para esse tipo de compromisso; ele está comprometido conosco e espera que nos comprometamos com ele e uns com os outros (2 Coríntios 8:5). È plano de Deus que definamos nossa vida através de compromissos: casamento, filhos, trabalho, igreja.
Construir uma comunidade comprometida leva tempo. Significa viver em conjunto além dos nossos encontros semanais e fazer uns aos outros uma prioridade - compartilhando nossas vidas enquanto tomamos nosso café da manhã, depois do trabalho.
Significa ir além de uma amizade superficial e se tornar “amigo mais apegado que um irmão” (Provérbios 18:24). Devemos focalizar a qualidade dos nossos relacionamentos e não a quantidade. Não precisamos ter muitos amigos nesta vida, mas sim, alguns poucos e bons. Em nosso Pequeno Grupo, podemos ser esse tipo de amigos, uns para com outros.
Comprometer-se um com o outro significa:
  • Amar; não importa o que aconteça. Devemos amar e apoiar uns aos outros continuamente e não apenas quando for conveniente (Provérbios 17:17); devemos amar todas as pessoas, mesmo quando mais errarem, e não apenas quando as consideramos amáveis (Romanos 5:8).
  • Estar presente na vida uns dos outros. Um sinal básico de compromisso é simplesmente aparecer. Nossa presença é fonte de encorajamento (Hebreus 10:25), mas estar presente significa estar engajado na vida dos outros. Jim Eliot, um missionário que foi martirizado, disse certa vez: “ Onde quer que estiverem, estejam todos lá”.
  • Auxiliar uns aos outros. Deus deu a cada um habilidades especiais com o propósito de que as compartilhássemos mutuamente: “ A cada um porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum” (1 Coríntios 12:7). Nossas igrejas e Pequenos Grupos ficam empobrecidos se não usamos liberalmente nossos dons espirituais, visando o bem comum. Compromisso significa que nos reconhecemos como partes que trabalham juntas num grande Corpo ( Romanos 12:4-5).
Com quem ou com o quê você assumiu compromisso? Você já aproximou de alguém, que não seu cônjuge, para afirmar: “quero que você saiba que estarei ao seu lado para o que der e vier?” Você já assumiu conscientemente um compromisso com alguém dizendo: “ Quero fazer nossa amizade crescer” Que tal fazer isso em seu Pequeno Grupo nesta semana?

PARA PENSAR:
Comunidade se forma através de compromisso.
VERSÍCULO PRA DECORAR:
“Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz a paz e a edificação mútua”.Romanos 14:19
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Se você perguntasse a um amigo chegado com o quê ou com quem você está comprometido, o que acha que ele responderia?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram