TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 22 - Sendo Exemplo uns para os Outros

SENDO EXEMPLO UNS PARA OS OUTROS


Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo como padrão que lhes apresentamos. Efésios 4.25

Todos nós precisamos de modelos para amadurecer.
Muitas pessoas se enganam ao pensar que tudo o que precisam para crescer espiritualmente é da Palavra de Deus e da oração. A verdade é que precisamos de pessoas para nos ajudar a crescer. A semelhança do caráter de Cristo é construída em meio a relacionamentos e não isolamento. Há muitas coisas sobre a vida que Deus quer que aprendamos que nunca alcançaremos sozinhos. Só é possível aprendê-las em comunidade.
Crescemos mais fortes e mais rápido quando temos convívio com exemplos vivos que nos servem de modelo sobre o que é uma vida com propósitos. Precisamos mais do que explicações; precisamos de modelos. Paulo compreendia bem a força de um padrão quando advertiu: “Sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos’ (Filipenses 3:17). Para crescer, precisamos ver os princípios aplicados na vida prática. Temos que ver como as crenças atuam quando são traduzidas em comportamento nas situações diárias.
Quando Paulo queria iniciar uma Igreja numa cidade, começava o processo simplesmente morando lá entre os cidadãos. Ele era uma “Bíblia Viva”, refletindo a vida de Jesus em quem “a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (João 1:14). Paulo viveu a verdade da palavra em sua própria carne morou entre as pessoas também. Depois que deixava a cidade, podia escrever: “continuem a pôr em prática tudo quanto aprenderam de mim e me viram fazer, e o Deus de paz será com vocês”. (Filipenses 4:9 BV).
Quem são seus exemplos na caminhada com Cristo? A quem você está observando e o que pode aprender com eles? Ainda há uma outra questão: Você é exemplo para alguém? Provavelmente no primeiro grau de escola, você brincou de “imagem e ação”. Como crentes muitas vezes somos melhores com “imagem” do que com “ação”.
Em nossa cultura atual, o mundo precisa desesperadamente de pessoas que possam mostrar como amar o conjugue e ter um casamento duradouro, como se relacionar com os filhos, como dirigir os negócios com integridade, como lidar com conflitos a exemplo de Jesus. São lições que aprendemos com os outros.
Precisamos não apenas de modelos para crescer, com também de mentores. São pessoas que estão seguindo Cristo há mais tempo do que nós e que podem compartilhar suas lições de vida. Você já ouviu falar que é sábio aprender com a experiência, mas é ainda mais sábio aprender com a experiência dos outros. A vida é muito curta para aprender tudo com experiências próprias! Algumas deles, que são dolorosas, podem ser evitadas se formos espertos o suficientes para aprendermos com modelos e mentores em nossa igreja-família.
Pergunte a si mesmo “qual tem sido a maior influência positiva em minha vida?”. Normalmente, não é um sermão, seminário, lição de Escola Dominical. E sim uma pessoa que tem moldado sua vida através de um relacionamento pessoal.
Ao olhar para igreja como criação de Deus, uma família com muitos mentores e modelos para nosso benefício, você não reconhece a sabedoria do Senhor? É por isso que estar ligado a um Pequeno Grupo é crucial para o crescimento espiritual. É uma oportunidade simples de aprender lições uns com os outros.
Hoje vamos tomar algumas atitudes sobre essa questão. Anote alguns nomes de pessoas de sua igreja e Pequeno Grupo que podem servir de modelo de aprendizado para você. Especifique o que você pode aprender com cada uma. Essas pessoas não têm que ser perfeitas em tudo para servirem de modelo ou serem discipuladores. Se a perfeição fosse um requisito, somente Jesus poderia nos ajudar.
Para crescer espiritualmente, você também deve estar pronto para ser modelo ou mentor de outras pessoas. Pode ser que isso o assuste, mas o único requisito é que você esteja somente um passo à frente daquele a quem você vai discipular. As pessoas não esperam perfeição – já sabem que você não é perfeito. O que querem é sua honestidade! Então, deixe que vejam suas lutas e não apenas suas vitórias. Normalmente crescemos mais observando a fraqueza dos outros do que seus pontos fortes.

PARA PENSAR:
Todos nós precisamos de modelos para amadurecer.
VERSÍCULO PARA DECORAR
Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo como padrão que lhes apresentamos. Efésios 4.25
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Quem serão meus modelos e discipuladores para o meu crescimento espiritual? Para quem estou disposto a servir de modelo?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram