TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 23 - Encorajando uns aos Outros

ENCORAJANDO UNS AOS OUTROS


Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo. I Tessalonicenses 5:11

Temos o poder de dar ou tirar a vida.
Muitas mensagens que recebemos em nosso mundo tiram a vida. Ouvimos coisas do tipo: “Você não é competente; não é magro o suficiente; você é lento demais; você não é bom o suficiente” A Bíblia diz em Provérbios 18:21 “O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado”.
Numa sociedade onde as pessoas são atacadas e derrotadas, podemos propor algo para contrabalançar a negatividade. Temos o poder de dar vida ao dizermos uns aos outros: “Você é importante para mim. Sua vida tem valor e propósito. Deus o ama e você tem um valor imenso para Ele”. Nossas palavras podem ser a única fonte de encorajamento que determinadas pessoas ouvirão durante seu dia. Podemos nós tornar a voz da graça de Deus em suas vidas, ajudando com palavras encorajadoras (Romanos 14:19).
Em Lucas 13 temos um Exemplo: Jesus curou uma mulher que não conseguia endireitar o corpo há 18 anos. Quando os líderes da sinagoga o questionaram por estar realizando uma cura no sábado, Jesus disse que estava libertando uma “filha de Abraão” dos laços de Satanás. Ele não a descreveu como uma mulher velha e aleijada, e sim como uma honrada filha da nação Judaica. Mais importante que isso ainda, colocou a necessidade desesperadora dela - sua condição física e espiritual – como prioridade em sua rotina naquele dia.
Você pode imaginar que benção imensa essas palavras foram para os que ouviram? Jesus a curou fisicamente, mas também a edificou. Ela era uma filha de Abraão, amada, digna de atenção e significante o suficiente para ser imediatamente ajudada e não em algum outro momento determinado.
No Novo testamento, a palavra “encorajamento”, sempre tem a idéia de “acompanhar, andar ao lado”. Devemos andar ao lado, acompanhar uns aos outros, “Edificando-nos mutuamente”, da mesma forma que nosso Santo Encorajador anda conosco e nos ensina, fazendo-nos lembrar os caminhos de Jesus. (João 14:26).
Tornamo-nos encorajadores quando paramos de olhar para baixo e passamos a olhar para cima e para fora. Tudo o que temos a fazer é perceber ao nosso redor aqueles que estão em necessidade - as oportunidades de encorajamento estão em toda parte. “Cada um de nós deve agradar ao seu próximo para o bem dele...” (Romanos 15:2), e “assim, os edificaremos no Senhor” (Romanos 15:2). Mas, e daí?Durante esta semana você vai realmente ser uma fonte de encorajamento para aqueles que estão sua volta? Você pode fazer uma escolha: pode levantar o espírito de uma pessoa, mudar a atmosfera em seu escritório ou tornar mais leve o fardo de alguém em seu Pequeno Grupo? A Bíblia diz que devemos “em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé” 1 Tessalonicenses 5:15 O melhor lugar para começar é em Pequeno Grupo, onde nos reunimos para edificação mútua. Como no fortalecimento dos músculos, nos fortalecemos uns aos outros quando exercitamos nossa capacidade de escolha no encorajamento. Aqui estão sugestões de passos que você pode dar desde já:
  • Assuma o compromisso de encorajar - de hoje em diante, tome a decisão: “Vou edificar as pessoas ao meu redor” Você pode imaginar o impacto disso?O significado do nome do companheiro de Paulo, Barnabé, é literalmente, ”filho da consolação”. Que tipo de influência você poderá ter ao se comprometer a ser um filho ou filha do encorajamento e da consolação?
  • Valorize as outras pessoas – durante a caminhada de 40 Dias de Comunidade, já vimos até aqui, repetidas vezes, que as pessoas são valiosas para Deus. Se têm valor para ele, devem ser preciosas para nós também.Um encorajador trabalha com afinco para extrair o melhor das pessoas.
  • Concentre-se no que realmente é importante – quando Jesus curou a “filha de Abraão”, focalizou o que importava. Para tornar-se um encorajador, você deve mudar suas prioridades, ajustar sua agenda e concentrar-se no fato de que pessoas são mais importantes para Deus do que nossas agendas lotadas.
Que suas conversas desta semana estejam permeadas com frases assim: “Acredito em você...”,’Estou grato a você por...”, “Vejo Deus usando você em...”, ‘Gosto disso em você...”, ou ainda, “Estou feliz por ter você em minha vida”. Sinta-se encorajado há uma boa notícia, de grande alegria para todo o povo seu nome é Cristo, o Senhor!

PARA PENSAR:
Temos poder de dar ou tirar a vida.
VERSÍCULO PARA DECORAR
“Por isso, exortem-se e edifiquem-se uns aos outros, como de fato vocês estão fazendo.” 1 Tessalonicenses 5:11
QUESTÃO A CONSIDERAR:
O que você pode fazer para tornar-se uma fonte mais constante de encorajamento aos que o rodeiam?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram