TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 25 - Advertindo uns aos Outros

ADVERTINDO UNS AOS OUTROS

“Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”. (Hebreus 3:13)

Quando você se importa com os outros, você os exorta.
“Isso não é da minha conta” é uma frase que não faz parte do cristianismo. Você é responsável, sim. Como o “ferro afia o ferro” (Prov. 27:17), nós devemos estimular os outros no comportamento semelhante ao de Cristo e protegermos uns aos outros contra falhas em nossa fé. Precisamos de pessoas que nos amem o suficiente para nos advertir quando necessário.
Como estudamos na semana passada, Deus deseja que “cada um diga a verdade para seu irmão na fé, pois todos nós somos membros do corpo de Cristo!” (Efésios 4:25, BLH). Note que a razão para falarmos a verdade e nos advertirmos mutuamente é o fato de pertencermos um ao outro.
Nossas exortações não devem ser meras censuras; devem ser positivas e redentivas- devem nos levar a um lugar mais alto e nos fazer lembrar que temos um propósito divino. São exortações de restauração e dadas como correção vindas de um coração humilde e palavras compassivas. O apóstolo Paulo disse: “Por isso, vigiem! Lembrem-se de que durante três anos jamais cessei de advertir cada um de vocês disso, noite e dia, com lágrimas” (Atos 20:31). Você consegue perceber a compaixão e o amor em sua voz? Quando suas exortações são motivadas pelo amor e baseadas em relacionamentos compromissados, raramente são ásperas ou más. De fato, dirão aos outros o quanto você os ama.
Devemos advertir, mas também precisamos estar dispostos a receber exortações. O fato é que todos nós temos “pontos cegos”, freqüentemente usamos esta expressão para descrever determinadas áreas ao redor do veículo que está dirigindo. Para poder ver os “pontos cegos” o motorista precisa de uma pequena ajuda de alguém que está sentado no banco do passageiro de seu carro.
Essa ilustração ajuda a explicar a essência da exortação - precisamos de amigos que andem conosco no carro e que nos ajudem a perceber o perigo se aproximando. Qualquer pessoa que, sabendo, permita que entrem num caminho perigoso, não será um amigo verdadeiro; a advertência não para arrasar nossas habilidades de dirigir, mas para nos manter no caminho correto.
Como ao dirigirmos, a advertência deve ser imediata – “no dia que se chama hoje”. Precisamos aproveitar o momento, porque esperar para avisar só vai levar ao desastre. É preciso arriscar-se para se envolver, mas quantos casamentos teriam sido salvos, quantos relacionamentos curados, quantas decisões erradas revertidas, se alguém tivesse demonstrado o amor suficiente para advertir?
Pense em seus amigos cristãos ou em seu Pequeno Grupo. Há alguém que precisa ser advertido? Talvez você esteja vendo um comportamento doentio se desenvolvendo na vida de alguém. Ou, quem sabe, tenha notado um aumento de cinismo, dívidas financeiras crescentes ou o emprego tornando-se um vício.
É bem possível que você ouça uma pequena voz lhe dizendo: “Você não tem nada com isso. Quem você pensa que é para poder exortar alguém? Você já tem problemas suficientes”. Mas você é responsável. Se você não se dispuser a participar da vida de seu amigo, quem vai fazê-lo?

PARA PENSAR:
“É de sua conta!”
VERSÍCULO PARA DECORAR
“Encorajem-se mutuamente uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje·, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”. Hebreus 3:13
QUESTÃO A CONSIDERAR
Não hesitaremos em impedir um amigo de dar um passo para atravessar uma rua, se um carro estivesse se aproximando.Por que hesitarmos em parar um amigo de dar um passo em direção ao pecado?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram