TEMA: SOMOS CHAMADOS PARA JUNTOS ALCANÇARMOS OUTROS DIA 13 - Ajudando de Maneira Prática


AJUDANDO DE MANEIRA PRÁTICA


Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade. 
1 João 3:18

                  Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos.
                  Jesus parou. Parou quando as pessoas precisavam de ajuda, conforto, proteção e respostas às suas perplexidades. Ele encarava as interrupções em sua vida como oportunidades divinas para mostrar o amor de Deus aos que estavam em necessidade desesperadora.
                    Sua atitude com relação ao amor é: primeiro mostre, depois fale. Ele definiu amor como ir ao encontro das necessidades. Quando as pessoas eram tocadas por Ele diziam: "Um grande profeta se levantou entre nós" e "Deus interveio em favor de seu povo"( Lucas: 7:16 ).
                   Jesus expressou seu amor por meio de ações. Ele nos chamou para sermos ativos, mas nunca desejou que ficássemos tão ocupados em salvar o mundo que ignorássemos as interrupções daqueles que estão precisando. Como o bom samaritano, Jesus nos quer prontos a deixar nossos compromissos a fim de ajudar alguém necessitado ( Lucas: 10: 25-37 ). A Bíblia diz: "Se alguém tiver recursos materiais e, vendo seu irmão em necessidade, não se compadecer dele, como pode permanecer nele o amor de Deus?"( 1 João: 3:17 ).
                    Jesus demonstrou que fé e serviço andam juntos. Quando a mulher de má reputação ungiu seus pés com um perfume caro e os lavou com suas lágrimas, enxugando-os com seus cabelos, Jesus lhe disse: "Sua fé a salvou; vá em paz" ( Lucas: 7:50 ). Serviço era um reflexo de sua fé em Deus.
                   Quando os discípulos de João Batista perguntaram a Jesus se ele realmente era o Cristo, sua resposta apontou para seu trabalho:
                    " Voltem e anunciem a João o que vocês viram e ouviram: os cegos vêem, os aleijados andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os  mortos são ressuscitados e as boas novas são pregadas aos pobres"( Lucas:7:22).
                    Como Tiago mais tarde ensinou, devemos ser praticantes da Palavra e não somente ouvintes:
                    De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras? Acaso a fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã estiver necessitado de roupas e alimento de cada dia e um de vocês lhes disser: "Vá em paz, aqueça-se e alimente-se até satisfazer-se", sem porém lhe dar nada, de que adianta isso? Assim também é a fé, por si só, se não for acompanhada de obras, está morta ( Tiago: 2:14-17 ).
                    Por outro lado, amputamos o corpo de Cristo, cortamos seus braços e pernas de forma a restar apenas uma grande boca: "Que coisa esquisita seria um corpo, se tivéssemos um único membro!"( 1Coríntios: 12:19 BV ). Francisco de Assis escreveu: "Preguem o evangelho. Se necessário usem palavras".
                    Ao demonstrar nosso amor, nenhuma tarefa deve ser considerada menor. Jesus especializou-se em serviços que muitas pessoas tentavam evitar: lavar os pés, ajudar crianças, preparar o café da manhã e servir leprosos. Nada o rebaixava porque seu trabalho era fruto do amor.
                    Jesus disse que nossos atos de amor devem ser bem práticos; mesmo oferecer um copo de água no nome Dele é um ato de amor ( Mateus: 10:42 ). Há muitas necessidades no mundo. Talvez você possa satisfazer alguma delas:
·      Ajudar alguém a limpar a casa.
·      Tomar conta do filho de um vizinho.
·      Levar comida para um preso.
·      Cuidar de um doente.
·      Começar a perguntar: "Como eu posso servi-lo hoje? "
                      Nós servimos a Deus quando servimos aos outros, e servimos melhor juntos ( Eclesiastes: 4:9 ). Reflita sobre como seu pequeno grupo pode trabalhar unido para ajudar alguém ao seu redor.
PARA PENSAR:
Pessoas sabem que as amamos quando demonstramos nosso amor.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.
1 João 3:18
QUESTÃO PARA COMSIDERAR:
Com quem você pode compartilhar o amor de Cristo de maneira prática hoje?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram