TEMA: SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR JUNTOS DIA 30 - Ajudando uns aos Outros


AJUDANDO UNS AOS OUTROS

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”. Gálatas 6:2

Devemos levar os fardos uns dos outros.
O sentido deste versículo é o seguinte: temos que ajudar nossos irmãos e irmãs a carregar seus pesados fardos na vida ² perdas terríveis, circunstâncias esmagadoras, um diagnóstico sério. São problemas que ameaçam nos oprimir e destruir, como o remendo peso da cruz que Jesus carregou no Gólgota (João 19:17).
Da mesma forma que Simão, o cirineu, apoiou em seus ombros a pesada cruz de madeira para ajudar Jesus (Marcos 15:21), nós devemos ter essa atitude para com nossos amigos, mesmo que isso signifique carregar seus fardos por algum tempo. Martinho Lutero se referiu a essa atitude como a lei do amor mútuo; como comunidade de crentes, temos que trabalhar juntos para enfrentar os muitos desafios da vida (Gálatas 6:2).
Nossos atos de amor e de suporte uns para com os outros cumprem a “lei
de Cristo”. Juntos somos melhores quando nos ajudamos mutuamente a enfrentar os problemas, em casa, em nossas carreiras profissionais, no casamento e na saúde. Nós edificamos nossas vidas na promessa do Pai, que nunca nos abandona ou desampara (Deuteronômio 31:6), e demonstramos a mesma promessa a nossos familiares e amigos.
Temos aqui alguns princípios básicos para enfrentarmos o sofrimento juntos:
·    Abram seus corações para Deus. Passamos por uma série de emoções quando estamos enfrentando uma crise: medo, raiva, preocupação, depressão, ressentimento, desamparo. Nossos Pequenos Grupos podem ser uma arma poderosa, se desabafarmos nosso coração diante de Deus (Salmos 62:8) e uns para os outros. “O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido” (Salmos 34:18). Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados” (Mateus 5:4).
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Ajudem outros aceitarem ajuda quando sofrerem. o permitam que membros do seu grupo se isolem quando estiverem atravessando uma crise. Ofereçam ajuda, suporte, encorajamento – e sua presença (Provérbios 18:24).
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Sejam agradecidos juntos. Encorajem-se mutuamente a ficar livres de amargura (Hebreus 12: 15), lembrando-se de serem gratos, concentrando-se no que têm no momento e não no que perderam.
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Focalizem-se no verdadeiro valor. É comum que a crise nos ajude a clarear nossa visão sobre os valores, revelando-nos o que realmente importa na vida. Jesus nos disse "... a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lucas 12:15).
<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Descansem em Jesus. Deixem Cristo trazer estabilidade para dentro da crise. Deus cuida constantemente de seus filhos, ajudando-nos a enfrentar más notícias (Salmos 122:6-7).
·    Ouçam as orientações de Deus. “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, dio Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).
·   Confiem na mão de Deus. “Deus é nosso refúgio e fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar” (Salmos 46:2).
Inevitavelmente, os membros de seu Pequeno Grupo vão enfrentar crises e, quando ocorrerem, você deve olhar para elas como se fossem suas próprias crises, oferecendo suporte palpável e encorajamento constante.Um dia, talvez você também necessite de ajuda para atravessar um período de tempo difícil.
Trabalhando juntos poderemos confiadamente dizer: “Fomos realmente esmagados e oprimidos, e tivemos medo de não conseguir sobreviver. Sentimos que estávamos condenados á morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrer-nos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, por que assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos, ...esperamos que ele faça assim sempre” 2 Coríntios 1:8b-10.

PARA PENSAR:
Devemos levar os fardos uns dos outros.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo”. Gálatas 6:2
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Você conhece alguém que está precisando de sua ajuda para carregar seus fardos hoje?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram