TEMA: SOMOS CRIADOS PARA ADORAR JUNTOS DIA 37 - Preparando-nos para Adorar


Preparando-nos para adorar

Ele [Roboão] agiu mal, porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor.  2 Crônicas 12:14
 Quando adoramos a Deus com um coração despreparado, pecamos.
 Deus não espera que nosso culto seja perfeito, mas ele quer que tenha um objetivo,  com cada um de nós chegando para o culto com o coração preparado e a mente livre, despreocupada. Nessa oferta comunitária que fazemos a Deus, entramos em sua presença -  na presença de um ser santo, o único e verdadeiro Deus ² com ações de graças (Salmo 95.2).
 Nossa adoração é, na verdade, uma extensão do andar diário com Deus, em que nossas atitudes e ações já servem de adoração ao Criador (Romanos 12). O amor que temos uns pelos outros é outra forma de adoração, que se torna um elemento crítico em nossa habilidade de “juntos louvar ao Senhor a uma voz, dando glória a Deus, o Pai do nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 15.5-6, BV). Se falharmos ao praticar as lições “uns aos outros” que temos estudado neste ano, talvez estejamos impedindo que nossa igreja tenha  a condição de louvar a Deus com uma só voz.
 Temos que nos limpar de qualquer coisa que impeça nossa comunhão com Deus. O salmista declara: “Quem poderá subir o monte do Senhor? Quem poderá entrar no seu Santo Lugar? Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, que não recorre aos ídolos nem jura por deuses falsos... São assim aqueles que o buscam, que buscam a tua face, ó Deus de Jacó” (Salmo 24.3-4,6). Nossas mãos e corações foram purificados através da morte e ressurreição do nosso Salvador, Jesus Cristo. È somente através dele que nosso culto se torna aceitável a Deus. “Por meio de Jesus, portanto, ofereçamos continuamente a Deus um sacrifício de louvor, que é fruto de lábios que confessam o seu nome” (Hebreus 13.15).
 Preparar-se para o culto significa diminuir o ritmo, olhar para dentro de si e começar a meditar no que Deus tem feito por nós. Isso vai encher nosso coração de gratidão e podermos expressar através do louvor: “A minha alma anela e até desfalece, pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo” (Salmo 34.2).
Falta de harmonia dentro da igreja também pode impedir a adoração comunitária. Jesus considerava nossa unidade mútua tão importante que disse que deveríamos parar nosso ato de adoração e sair para acertar as coisas com todas as pessoas que tivessem alguma coisa contra nós. Só depois de ter consertado nossos relacionamentos quebrados é que poderíamos voltar a adorar: “Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão: “Racá”, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: “Louco”, corre o risco de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante volte e apresente sua oferta” (Mateus 5:22-24).
Como os relacionamentos quebrados dentro da igreja, poderiam ser rapidamente consertados se nós todos concordássemos em não realizar cultos semanais até que todos estivessem em paz uns com os outros!
Quando nos reunimos para o culto, uma vez que tenhamos examinado nossos corações, nos preparamos como igreja para a adoração, dizendo a Deus as três coisas abaixo relacionadas:
Estou aqui para me concentrar em tu, ó Deus, e em mais nada. Ajude-me a limpara minha mente e adorar-te com um coração não dividido. Quero estar em tua presença com todo o meu ser (Salmo 86:11).
Estou vindo para dar e não para receber. Desejo buscar tua face e não tuas mãos. Não tenho outro plano a não ser servir a ti, ó Senhor (Salmo 41:13).

PARA PENSAR:
Quando adoramos a Deus com um coração despreparado, pecamos.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
"Quem tem direito de subir o monte do Senhor? Quem pode ficar no seu santo templo? Somente aquele que é correto no agir e limpo no pensar, que não adora ídolos, nem faz promessas falsas. São assim as pessoas que adoram ao Senhor, que prestam culto ao Deus de Jacó". (Samo 24: 3-4,6)
QUESTÃO A CONSIDERAR:
O que você pode fazer para preparar-se para adoração comunitária no próximo final de semana?

Unknown

Um comentário:

  1. Quem deixar de agir por si mesmo para adorar a Deus como é devido???

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram