O ouvir.


Doe os seus ouvidos.

  Hoje foi a minha primeira aula de Marketing e simplesmente amei, professor dinâmico apresentou coisas do dia-a-dia no decorrer do assunto, e como a matéria é bastante social o que aprendemos é mais ainda começamos a falar sobre a arte de escutar e é sobre isso que vim compartilhar com vocês hoje. 
    "Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo." (1 COR 11:1)
  O apóstolo Paulo nos diz neste versículo para imitarmos a Cristo - de quem toda a Bíblia expõe. - e não é nenhum segredo: o Senhor quer que pareçamos com Cristo e nos deixa informações mais que abundantes nos confirmando isto (Cl 3.10/ Rm 8.29/ 1Pe 1:15/ Ef 5:1 etc.) então sempre devemos olhar para Ele, quer seja o assunto, tentando assim ser mais parecida com Ele, e saber a Sua opinião sobre o assunto, pensando na questão do ouvir + Jesus lembrei de uma famosa pergunta de Jesus. 

E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando 
E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.

E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

(Marcos 10:46-52)
  Quando perguntamos queremos escutar uma resposta, Cristo quis ouvir/escutar o que aquele cego queria e para depois lhe conceder o milagre. Jesus poderia saber o que aquele homem desejava, mas Ele quis ouvir/escutar. Nós que estamos aqui para imitá-lo e servir o povo em meio ao caos deste tempo - onde ninguém ouve ninguém - precisamos escutar as pessoas, pois elas tem vivido uma sede por isso. A Palavra nos diz para estarmos prontos para doar os nossos ouvidos.
 "Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva." (Tiago 1:19) 
  Brigas, e consequentemente feridas, são evitadas e relações restauradas quando escutamos ao invés de falarmos que nem uma tagarela, pois quando escutamos nos colocamos no lugar do outro, pois começamos a enxergar o seu modo de pensar e chegamos até a conclusão de porque fulaninho age daquele modo. E para nós que sabemos que vimos não para sermos servidos e sim para servir é mais do que importante saber o que nosso próximo precisa - e em sua grande maioria precisamos escuta-lo para saber. O amor é demonstrado no meio das ações como diz em 1JO 3:18 e ouvir é uma ação que demonstra amor. 
   Em cada rede social há uma manifestação do ser humano que nas entrelinhas ele quer dizer:
• "Eu quero ser ouvido, quero que vejam: eu estou aqui!"
   Seja no facebook e o seu "O que você esta pensando?" ou no twitter com o seu "O que você esta fazendo?" - o que as pessoas mais usam para reclamar do que falar sobre suas atividades -, o instagram então é um grito onde todos querem falar o onde está, fazendo o quê, o que esta lendo, para onde esta indo, em todas essas redes muitos contém inúmeros seguidores, mas no dia-a-dia não tem ninguém a quem confiar e falar - de verdade - um pouco sobre si, ninguém quer doar os seus ouvidos, pois cada um já está ocupado o suficiente consigo mesmo (mas lembra que Jesus nos disse? "Negue a si mesmo."). 
 Vou usar agora o clichê, mas que convém: Você tem uma boca e duas orelhas, e isso não é uma coincidência.

 "Quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha." (Provérbios 18:13)
    Antes de um aconselhamento é sempre bom escutarmos as pessoas, as vezes sentimos uma ânsia de falar sobre a Palavra de Deus para aqueles que estão tristes, passando por inúmeras dificuldades, mas antes disso escute e conforme for escutando dê aquele versículo a pessoa, uma palavra amiga e muitas vezes é neste ouvir que o Senhor abre as portas para você falar sobre o amor dEle. 
  Escutar exerce a nossa humildade e destrói o nosso egoísmo, nos faz pensar mais - evitando o pecado muitas vezes - e nos faz aprender bastante:
  "Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo." (Romanos 10:17)
  Perceba então que o escutar é um canal para a nossa mente, não deixe que coisas ruins entre por esse canal, se você escutar a Palavra de Deus você vai edificar a sua fé, porém se envolver em más conversações automaticamente irá corromper os seus bons costumes - isso é bíblico. Portanto, vigie, analise o que você tem se permitido a escutar, medite na Palava de Deus e escute-a dia e noite, busque o Senhor e assim busque imitar os seus passos.
  No entanto antes que eu mude de assunto a questão é: escute o seu próximo, sirva-o doando a ele o seu tempo e emprestando os seus ouvidos. Ame o seu próximo - escute-o, busque ajuda-lo. 

Fique com Deus e até a próxima..

(o-e-s) 

  

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram