1 Coríntios 3


Oi pessoal, como andam as coisas? Bom, vamos continuando com a nossa maratona de leitura? Já estamos no terceiro capitulo e para mim tem sido uma experiência ótima, confesso que tem sido difícil manter a rotina, mas cada dia em que leio é um aprendizado a mais na bagagem e uma batalha vencida conta o meu eu, então come on!

Sou fã confessa de Paulo e tenho aprendido tanto com as coisas que ele disse, esse capítulo então, é show de bola, principalmente porque tem um trecho que AMO, já já falo dele. 

1 Coríntios 3


Aqui Paulo fala novamente sobre as divisões que estavam acontecendo na Igreja de Corinto, mas dessa vez ele aborda o assunto de forma diferente, comparando as suas palavras a um alimento que deveria ser adequado a cada idade, ou fase da vida com Cristo, então, já que eles vinham agindo como crianças, baseando suas atitudes na carne, as palavras de Paulo precisavam ser menos densas, quase liquidas, como leite. 
2. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato vocês ainda não estão em condições, 3. porque ainda são carnais. Porque visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? 
No tópico divisões, Paulo fala mais uma vez da mania que eles tinham de se intitular como sendo de Apolo ou de Paulo, tratando essa como uma pratica meramente mundana, pois eles, são apenas servos de Cristo, usados para fazer com que outras pessoas conheçam o Salvador. 

5. Afinal de contas, quem é Apolo? E quem é Paulo? Somos somente servidores de Deus, e foi por meio de nós que vocês creram no Senhor. Cada um de nós faz o trabalho que o Senhor lhe deu para fazer: 6. Eu plantei, e Apolo regou a planta, mas foi Deus quem a fez crescer. 7. De modo que não importa nem o que planta nem o que rega, mas sim Deus, que dá o crescimento.
Somos comparados a um terreno e um edifício em que Deus faz o seu trabalho tendo como ajudadores na construção, homens como Paulo, que utilizam os dons vindos de Deus por sua graça para alicerçar-nos somente em Cristo. 

10. Usando o dom que Deus me deu, eu faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce, e outro constrói em cima dele; porém cada um deve construir com cuidado.11. Porque Deus já pôs Jesus Cristo como o único alicerce, e nenhum outro alicerce pode ser colocado.
E aqui vem a parte que eu mais gosto, o versículo 16 que nos compara a santuários sagrados onde Deus habita. E não pude deixar de lembrar do trecho de uma das músicas que mais gosto do Palavrantiga "eu sou casa, lugar de Deus, Ele habita em mim..." ouça!

16. Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
Novamente Paulo recapitula  outros trechos da carta, afirmando que "a sabedoria deste mundo é loucura para Deus" e que "não devemos nos gloriar em homens"


Pois tudo é de vocês, 22. isto é, Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro. Tudo isso pertence a vocês, 23. e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus.

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram