TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 27 - Confessando uns aos Outros


CONFESSANDO UNS AOS OUTROS

Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. (Tiago 5:16)

O propósito da confissão de pecados não é a desgraça, mas sim a graça.
Quando a Bíblia usa o termo “confissão”, quer dizer literalmente “dizer o mesmo”. Quando confessamos, estamos dizendo o mesmo que Deus diz sobre o pecado. Significa que entendemos e assumimos a responsabilidade por nosso pecado. Confessamos porque estamos com um coração arrependido, que deseja obedecer e agradar a Deus, e não meramente porque fomos surpreendidos fazendo algo errado.
Para quem confessarmos? Devemos fazê-lo a Jesus ou às pessoas? A resposta é: a ambos. A Bíblia ensina que devemos confessar aos dois. O apóstolo João escreveu: “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda injustiça” (I João 1:9) a Escritura é clara ao dizer que somente Cristo pode perdoar nossos pecado e que como crentes, podemos nos aproximar dEle a qualquer hora, em qualquer lugar, que ele irá nos perdoar.
Também é importante notar que esse perdão tem a ver com a comunhão, e não com a filiação. João estava escrevendo aos cristãos sobre o que devem fazer quando pecam. Em outras palavras, você não precisa confessar seus pecados para poder voltar a pertencer à família de Deus - você continua sendo membro dessa família – você confessa seus pecados para restaurar sua comunhão com Deus.
Também devemos confessar nossos pecados uns aos outros. “Confessem os seus pecados uns aos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”. (Tiago 5:16) Note que Tiago diz que a confissão que fazemos uns aos outros é para “sermos curados”, e não para sermos perdoados. O perdão vem somente de Deus, mas a cura vem através da confissão em comunidade. A confissão da qual Tiago fala não é resultado de um interrogatório, mas é resultado de um coração contrito, que voluntariamente reconhece o pecado. “Quando alguém for culpado de qualquer dessas coisas, confessará em que pecou”. (Levítico 5:5)
Então em que situação isso deve ocorrer na igreja? Muitas confissões não têm que acontecer na reunião maior da congregação. Também não precisa ser na classe da Escola Sabatina, onde o foco é normalmente o estudo da Palavra. O melhor lugar para aplicar Tiago 5:16 é no Pequeno Grupo. A confissão deve correr em um ambiente seguro e marcado pelo amor incondicional.
Confissão e confiabilidade andam de mãos dadas. As pessoas precisam ter a confiança de que, se compartilharem, sua confissão não vai ser espalhada por aí. O grupo também tem que ser um lugar de graça. Não deve haver dúvida de que a pessoa vai ser amada e aceita, não importa o que compartilhe.
Por que Deus quer que confessemos uns aos outros? pelo menos duas raes importantes:
Primeiro, uma coisa é ler sobre o perdão de Deus na Bíblia, e outra coisa bem diferente, é ouvir e sentir a graça e o amor de Deus através de seus amigos. Quando confessamos e depois somos aceitos incondicionalmente por nosso Pequeno Grupo, o amor e o perdão de Deus se tornam mais palpáveis.
Segundo, a confissão reduo poder de um segredo. O início da cura é a revelação. A confissão tem algo de libertação e purificação. Também permite que o grupo nos apóie e ore por nós durante nossas lutas. O propósito da confissão não é a desgraça, mas a graça. O propósito da confissão não é a humilhação, mas a restauração.
Finalmente, o que devemos fazer quando alguém nos faz uma confissão?
·         Ouvir com ternura.
·         Não tentar minimizar a seriedade do pecado.
·         Não tentar consertar nada
·         Estar emocionalmente presente no momento e compartilhar da dor da pessoa.
·         Afirmar seu amor e o perdão de Deus.
·         Perguntar: “Oque posso fazer para apoiar você”?
Orar por e com a pessoa.
Aidéia da confissão pode parecer estranha e desagradável. Mas é bíblica e importante para sua saúde espiritual. Deus está falando com você neste  exato momento sobre áreas ocultas em sua vida que precisam ser confessadas?

PARA PENSAR:
Opropósito da confissão não é desgraça, mas sim a graça.
VERSICULO PARA DECORAR
Confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” Tiago 5:16
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Se Deus está falando com vosobre uma área oculta de sua vida que precisa ser confessada, O que você vai fazer a respeito?

Cia Casa de Davi

A arte a serviço do Reino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram