O Cristão e o crescimento profissional

Willian Douglas


Algumas pessoas passam a vida inteira realizando a mesma função. Não são demitidas, mas também não crescem profissionalmente. Estão estagnadas e paradas no tempo. Por que isso acontece? Existem técnicas de crescimento profissional? Como conquistar uma promoção?
O cristão em geral comete um de dois erros na sua vida profissional. O primeiro é achar que Deus é quem tem que fazer tudo, que basta ficar acomodado e esperar cair o “maná do céu”, e o segundo é esquecer que Deus abençoa seus servos. Quando estamos no deserto, Deus manda chover comida, mas quando estamos do lado de um lago, ele nos manda pescar.
Da mesma sorte, muitos cristãos ficam bastante apegados à promoção e ao dinheiro, quase que virando uma idolatria, e outros, em erro diametralmente inverso, acham que é errado crescer profissionalmente. O dinheiro não pode virar idolatria, mas Deus quer ver seus filhos crescendo e prosperando, e isso demanda muito trabalho e dedicação.
Deus quer que não tenhamos amor ao dinheiro nem sejamos cobiçosos, mas também quer que tenhamos vida em abundância, prosperidade e renovo. Ele quer nos abençoar! O caminho equilibrado nesse assunto é entender que nossa vida profissional é uma parceria com Deus, onde Ele faz a parte dEle e nós fazemos a nossa. É como um barco, onde Deus rema de um lado, e o cristão, do outro! É entender, também, que nosso sucesso deve ser para a glória de Deus (Deuteronômio 8:17).
Em Provérbios 16:3, encontramos: “Confia ao SENHOR as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos”. O Salmo 37: 3-6 diz que devemos entregar nosso caminho ao Senhor, que Ele nos concederá os desejos do coração. Muitas bênçãos materiais são prometidas ao longo da Bíblia àqueles que forem fiéis a Deus. Mas, para isso, a Palavra nos ensina a semear. “Tudo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7). O que você tem semeado na sua vida profissional? Querer melhorar de vida e crescer não é pecado, ao contrário, é algo que pode acontecer naturalmente quando servimos ao Senhor e buscamos conhecimento e um comportamento digno perante os homens.
Assim, se por um lado um cristão não deve ter ambição egoísta nem ficar idolatrando dinheiro, poder e fama, por outro lado não é o ideal que fique estagnado, parado no tempo, apenas torcendo para não ser demitido. Quando você cresce profissionalmente, abençoa sua vida, sua empresa, seu país... e sua igreja!
Quando se fala em técnicas de crescimento profissional, o comportamento baseado na Bíblia é um dos melhores caminhos. Se você agir como um bom cristão, evitará muitos problemas e obterá um bom conceito perante seus colegas e seus chefes. Além disso, Deus irá honrar sua fidelidade.
Os Dez Mandamentos, por exemplo, podem e devem ser seguidos à risca: não furtar, não mentir, não invejar, não adulterar etc. Além das coisas que devemos evitar, a Bíblia ensina comportamentos positivos, como tratar aos outros do modo que gostaríamos que nos tratassem (Lucas 6:31), a fazer as coisas com dedicação, como se fossem para nosso Senhor, sabendo que Ele é quem nos recompensa (Colossenses 3:22-24). Buscar sabedoria e conhecimento, que incluem também o conhecimento profissional, é outra boa estratégia. Sobre isso, ver Provérbios (Capítulos 8 e 9), livro que pode ser considerado um manual de sucesso pessoal e profissional, pelas numerosas orientações que contém.
Adquira o hábito de agir como manda a Bíblia, ou seja, com honestidade, humildade, correção, lealdade, entusiasmo, alegria, espírito de grupo e vontade de servir. São virtudes muito procuradas e úteis para a empresa.
Para terminar, vale dizer que o comportamento correto não só serve para crescer na empresa como também para testemunhar. Como diz Mateus, 5:13, devemos agir como sal e luz. Ao fazermos isso, mostraremos que Jesus pode mudar a vida das pessoas em todas as áreas. Jesus nos diz: “(...) resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mateus 5:16). Agindo como cristãos, não só cresceremos profissionalmente, mas também serviremos de sal, luz e louvor para a glória de Deus.


Willian Douglas é juiz federal/RJ
Mestre em Direito pela UGF
Pós-graduado em Políticas Públicas e Governo pela EPPG/UFRJ
Professor e Palestrante.

Peguei hj no  http://www.genizahvirtual.com/ e achei muito bom!!!!!
Deus abençoe!!!!
Cintia Sant' Anna

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram