Você está pronto? #SérieProntidão


         Começamos hoje, novamente com uma pergunta, e agora é sobre prontidão, um dos conceitos da palavra pronto é "Disposto, desimpedido: estou pronto para ajudá-lo" há algum tempo que um versículo em relação ao tema tem me perseguido e queria compartilhar, meditar com vocês sobre. Vamos nessa? 
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
    No filme A mentira, a personagem principal Olive (Emma Stone) inventa uma mentira que ao ser escutada pro Marianne (Amanda Bynes), líder do núcleo cristão da escola, que estava no partimento do banheiro, espalha o boato para toda a escola. Durante a obra cinematográfica a fofoca vai tomando proporções incalculáveis e com ajuda de Marianne - e outros fatores - a vida de Olive torna-se um caos. Num determinado momento ela sente-se tão só e com tantos conflitos que tenta entender o Cristianismo, em primeiro instante busca a Bíblia, mas quando se depara com o livro seu pensamento é: 

1) "A Bíblia é um livro muito grande e não vou conseguir ler tão rápido assim!" 
             
          Muitas pessoas tem curiosidades sobre o Evangelho, como Olive ou a partir de suas próprias situações, uns (raros) param diante da Bíblia e leem - consequentemente terão dúvidas (mas falarei sobre isso em outro momento), outros vão olhar e ver a quantidade de páginas e rapidamente se desviarão do propósito de leitura, é nesse momento que os cristãos devem entrar com aquela frase clichê "Nós devemos ser a Bíblia aberta, de modo que aqueles que não a leem, tenham conhecimento através da nossa vida.". O corpo, o cotidiano, fala e nossas atitudes devem ser coerentes a Palavra - ela deve ser viva em nós, também.
“Pregue o Evangelho em todo tempo. Se necessário, use palavras.” 
― Francisco de Assis

   Depois de desistir de ler a Bíblia Olive busca alguém que explique a ela o Evangelho, em seus pensamentos revela "No fim eu só queria alguém pra conversar", quando a mesma chega no pastor da cidade, se depara com um pastor altamente despreparado para dialogar com o outro. 

2) Você está pronto? 

          Nesse ponto há várias questões, a crucial é: você sabe explicar por quê você vai à igreja? Por que Jesus vai voltar? Por que você se considera salvo? Por que... Por que... Por que? Atualmente vivemos em um imenso automático em alienação dentro da igreja, dizemos que cremos, mas nem sabemos no quê. Se eu te perguntasse sobre algum amigo seu, você saberia responder? Provavelmente a resposta será "Sim", e sabe como conhecemos os nossos amigos? Porque convivemos com eles, dialogamos, temos contato. Muitos de nós não conhecem a Deus, não estuda sobre Ele, vive a mercê do que sobra da intimidade do outro por isso se ver totalmente vulnerável, despreparado, na explicação do Evangelho. 

3) Sensibilidade: a falta do amor e mansidão

             Como eu disse Olive no fim queria conversar, mas na primeira palavra que ela emitiu ao pastor o mesmo respondeu abrupto e é perceptível que ele não a escuta, só quer demonstrar o quanto tem razão. Sabemos que isso não é nada extraordinário no meio cristão, em todo tempo há uma necessidade em falarmos que quando temos uma oportunidade largamos tudo - até ficar sem ar - e deixamos de lado a sensibilidade pelo o outro (O que Jesus fazia lindamente!). No versículo de 1 Pedro 3:15 fala sobre sermos mansos ao explicarmos, os dicionários ao conceituar essa palavra fala muito sobre ser calmo, sensato, ter domínio sobre si e controle da situação, quantas vezes você já viu até mesmo um evangelismo acabar em debate? O cristão perde controle sobre a situação, se irrita e quer terminar a conversa determinando que ele é o certo, esquecendo-se de que quem convence o homem é o Espírito Santo e o nosso trabalho é falar em amor, mansidão e temor. 


        O que acaba acontecendo é a pessoa indo embora com uma péssima imagem de Cristo na cabeça. Estamos nos últimos dias, há uma contagem regressiva bem expressa em todo canto falando que breve o Senhor voltará, há pessoas chegando até nós necessitadas de uma explicação do real motivo o qual cremos em Cristo e precisamos estarmos prontos SEMPRE. Jesus fala para aprender com Ele que é manso e humilde de coração, não há melhor pessoa para nos ensinar sobre sermos sensíveis, sobre como amar o próximo como a nós mesmos.  Precisamos repensar nosso modo de explanar o Evangelho, não estou falando de omitir palavras, estou falando de explicar em amor, pensar no outro.


Esse assunto dá em muitos outros, espero poder continuar a falar sobre isso aqui. Então fique ligado/a, porque recebemos uma ordem e precisamos cumpri-lá (por amor): esteja pronto.


Não estamos só, 
Cristo nos deu o Consolador, o Espírito Santo, 
nosso Professor. 

- Obrigada Espírito Santo - 



nicole

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram