TEMA: ESTAMOS UNIDOS PARA CRESCER JUNTOS DIA 28 - Perdoando uns aos Outros


PERDOANDO UNS AOS OUTROS

“Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.Efésios 4:32

É impossível haver comunhão sem perdão.
Como crentes, nós somos chamados a nos reconciliarmos uns com os outros (2 Coríntios 5:18).Precisamos constantemente perdoar e receber perdão uns dos outros, para que não “seja dominado por excessiva tristeza”(2  Corintios 2:7)
Toda vez que alguém nos fere, temos uma escolha a fazer: Vamos nos concentrar na retaliação ou na resolução?
A Bíblia fala com muita clareza sobre acertar as contas: “Tenham cuidado para que ninguém retribua mal com o mal, mas sejam bondosos uns para com os outros e para com todos”. (I Tessalonicenses 5:15). No reino de Deus, não é suficiente dizer que não vamos procurar a vingança: temos que buscar perdoar no íntimo do coração – “perdoar mutuamente, assim como Deus nos perdoou em
Cristo”. (Efésios 4:32).
Ao ler a Bíblia, fica muito claro que perdão não é uma que estão opcional para o seguidor de Cristo. Deus estabelece um padrão tão alto porque sabe o quanto está em jogo nesse assunto em sua vida. A amargura e a falta de perdão são como um câncer que eventualmente vai destruí-lo de dentro para fora. O perdão é o bisturi que remove o tumor da amargura. Isso não quer dizer que você sempre será capaz de perdoar e resolver completamente a situação. Talvez você tenha que continuar perdoando inúmeras vezes até saber que concedeu liberdade ao ofensor. Mas o perdão é uma escolha que você pode fazer, o que Deus espera que faça.
No livro de Colossenses, Paulo nos dá as bases e a motivação para o perdão:
“Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. (Colossenses 3:13). E em
Romanos 5:8 lemos que “enquanto nós ainda éramos pecadores”, (antes de pedirmos perdão), “Cristo morreu por nós”. Quando nos lembramos do preço que Jesus pagou para nos perdoar, como podemos deixar de perdoar os outros?
Então, o que significa perdoar? Primeiro vamos admitir que não é fácil fazer algo parecido com uma ginástica mental para apagar nossa dor; e não significa fingir que você nunca foi ferido. Ao invés disso, perdoar significa não mais manter-nos ofendidos com o ofensor. Isso quer dizer que você perdoou a dívida e intencionalmente escolheu liberar aquele que o feriu. Você ama profundamente “porque o amor perdoa muitíssimos pecados”. 1 Pedro 4:8.
Aqui estão alguns passos a serem dados em direção ao perdão:
  • Fale com Deus antes de falar com a pessoa. Como Davi nos Salmos, use a oração para exteriorizar verticalmente primeiro. Clame a Deus, diga exatamente como está se sentindo, Ele não vai ficar surpreso ou chateado com sua raiva, dor, insegurança ou amargura.
  • Sempre tome a iniciativa. Não importa se você é o ofensor ou o ofendido. Jesus nos disse que devemos dar o primeiro passo. “Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta” (Mateus5:23-24)
  • Confesse sua parte do conflito. Se você quer seriamente restaurar o relacionamento, deve começar admitindo seus próprios erros ou pecados. Jesus disse que essa é a maneira dever mais claramente a situação: “Tire primeiro a viga de seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão” (Mateus 7:5).
Talvez você possa fazer uma pausa neste momento, para ter uma conversa honesta com Deus sobre alguém a quem tem que perdoar. Seu Pai celestial sabe que não é fácil deixar ir as dores que você tem. Mas, Ele vai ajudá-lo e dar-lhe a graça necessária para perdoar. Então, faça-o agora. Você vai ficar felipor fazê-lo.

PARA PENSAR:
Éimpossível haver comunhão sem perdão
VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Sejam bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”. Efésios 4:32
QUESTÃO A CONSIDERAR:
Se existe alguém a quem você precisa perdoar, quando você vai fazê-lo?
Se há alguém contra quem você agiu errado, quando vai pedir perdão?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram