TEMA: SOMOS CHAMADOS PARA JUNTOS ALCANÇARMOS OUTROS DIA 12 - Construindo Amizades


CONSTRUINDO AMIZADES


Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos.
Romanos: 12:16
Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele. 2 Coríntios: 5:20b

                           Essa é a mensagem que devemos transmitir ao mundo, mas se só temos amigos cristãos ficamos limitados na tarefa de compartilhar as boas-novas. Por outro lado, Jesus entendeu que sua missão era buscar o perdido e por isso fez amizade com aqueles que precisavam ser amigos de Deus.
                           A Bíblia diz que quando os fariseus viram Jesus em companhia de pessoas sem reputação, perguntaram:
                            " Por que o mestre de vocês come com os publicanos e 'pecadores'?". Ouvindo isso Jesus disse: "Não são os que tem saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isso: 'Desejo misericórdia, não sacrifícios'. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores."( Mateus: 9: 11-13).
                      Jesus sabia qual era o seu propósito e isso o permitiu ficar à vontade em companhia de não -cristãos. Não se preocupava quando era acusado de ser amigo de pecadores ( Lucas: 19:7), porque Ele estava fazendo exatamente o que o Pai o havia enviado para fazer: persuadir homens e mulheres a se reconciliar com Deus (2Coríntios 5:20).
                      Da mesma forma, Jesus quer que sejamos seus representantes, falando aos que ainda estão fora de sua família. Apesar disso, há muitos cristãos tão isolados e desconectados dos não-cristãos que raramente tem uma conversa significativa com um deles. Quanto mais tempo de vida cristã temos, mais nos isolamos dos não-cristãos; e, quanto mais isolado deles, mais incomodados nos sentimos em sua companhia. No fim, não temos mais amizade com quem Jesus quer que alcancemos. 
                       Jesus entende que nosso testemunho aos não-cristãos começa com amizade: conquistamos o direito de partilhar o evangelho por meio do relacionamento. A questão é: pessoas não se importam com quanto você sabe, até que saibam quanto você se importa. Os não-cristãos, como muitos de nós, estão buscando amizades profundas, verdadeiras e incentivadoras.
                        O apóstolo Paulo disse que devemos tentar achar um "ponto em comum" com os não-cristãos, para que assim possamos falar de Cristo: "Faço tudo isso por causa do evangelho, para ser co-participante dele"( 1Coríntios 9:23). Buscar um ponto em comum expressa uma atitude de amizade, na qual nos concentramos no que é positivo, naqueles afastados da fé.
                         Quando Jesus começou a falar com a mulher perto do poço ( João: 4:4-26), procurou um ponto em comum em vez de condená-la. Como resultado, ela não apenas se reconciliou com Deus, mas também levou seus amigos e familiares à presença de Jesus. Vemos nesse acontecimento um exemplo de que nossa amizade com os não-cristãos requer entendermos as diferenças entre amá-los e amar o que fazem.
                          Em João: 3:16, lemos: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito...". Fica claro que Deus ama as pessoas - as pessoas do mundo - , mas isso não é o mesmo que amar os valores do mundo. A Bíblia diz: "Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele"( 1João: 2:15).
                         A construção de amizades requer: 
·      CORTESIA: "O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um" ( Colossenses: 4:6 ).
·      FRENQUÊNCIA: passe tempo com os não-cristãos a fim de fazer amizade com eles.
·      AUTENTICIDADE: "O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom"(Romanos: 12:9) 

PARA PENSAR :
Ame as pessoas do mundo, mas não os valores do mundo.
VERSÍCULO PARA MEMORIZAR:
Tenham uma mesma atitude uns para com os outros. Não sejam orgulhosos, mas estejam dispostos  a associar-se a pessoas de posição inferior. Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Romanos: 12:16
QUESTÃO PARA CONSIDERAR:
Você tem amizades significativas com não-cristãos?



Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram