TEMA: SOMOS CRIADOS PARA ADORAR JUNTOS DIA 39 - Ofertando Juntos


Ofertando Juntos

Todos os domingos, cada um de vocês deve separar alguma coisa do que ganhou no decurso da semana, e utilizá-la para a oferta. I Coríntios 16.2

Retribuir a Deus é o coração da adoração.
Talvez você fique surpreso ao saber que Jesus ensinou mais a respeito de dinheiro e posses do que de céu ou inferno. A palavra “dar” é usada mais de 1.500 vezes na Bíblia, mais do que palavras como fé, esperança, amor e oração. Por quê? Obviamente, Deus não precisa de nosso dinheiro. Ele não é pobre. Mas Deus quer que sejamos como Ele, e, isso só acontecerá se aprendermos a ser generosos. Deus é um doador - o mais generoso de todo o universo. Tudo o que você tem é dádiva Dele! (I Crônicas 29.14).
Em muitas igrejas o momento da oferta é o ponto menos importante do culto. É ignorado, tolerado ou até motivo de ressentimento para muitos. Mas a Bíblia ensina que Deus quer que nossas ofertas sejam uma expressão de culto profundamente significativa, em três dimensões - passado, presente e futuro.
Primeiro, minha oferta expressa gratidão a Deus pelo passado. “Agradecimento” e “oferta” andam juntos. Quando entregamos a Deus, expressamos nossa apreciação aEle por todas as maneiras com as quais nos abençoou. Estamos dizendo: “Deus, estamos gratos por tudo o que tens feito em nossas vidas e te amamos”. É por isso que você nunca deve ofertar sob pressão. Deus quer que sua doação seja motivada pela gratidão. A Bíblia diz: “Cada um, dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria” (2 Coríntios 9.7). Alguns versículos depois, lemos: “... sua generosidade em ação de graças a Deus” (2 Coríntios 9.11).
Segundo, minha oferta expressa minha prioridade no presente. “A finalidade dos dízimos é ensinar vocês a temerem sempre o Senhor, dando sempre a Deus o primeiro lugar nas suas vidas” (Deuteronômio 14.23b, BV). Se você quer saber o que a pessoa realmente valoriza, dê uma olhada em sua agenda e em seu talão de cheques. A maneira como as pessoas utilizam seu tempo e dinheiro revela o que é realmente importante para elas. É fácil declarar que amamos a Deus, mas a Bíblia afirma que nossa oferta testa a sinceridade de nosso amor (2 Coríntios 8.8). Quando damos a primeiro parte de nosso ganho a Deus, no primeiro dia da semana, fica evidenciado que Deus ocupa o primeiro lugar em nossos corações. Jesus disse: “Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” (Mateus 6.21).
No versículo de hoje, Paulo da dá três características da adoração através das ofertas:
Deve ser semanal: “todo domingo...”. Deus quer que nossa oferta seja sistemática. Por que domingo? Ofertar é um ato de adoração, algo para ser entregue no lugar onde se cultua, quando você presta culto!
Deve ser programada: “... cada um de vocês deve separar alguma coisa do que ganhou...” Isso requer uma reflexão. Deus não quer que sua oferta seja precipitada, sem pensar, impulsiva. Quer que você pense a respeito do que está dando.
Tem que ser proporcional: “... de acordo com sua renda...” (1 Coríntios 16:2). Dar o dízimo é entregar 10%do que Deus ajudou você ganhar. Deus não olha para a quantia que você está ofertando. Olha para o quanto você tem e sua atitude com relação ao que oferta.
Quando você for se preparar para o culto de adoração, reflita sobre a possibilidade de levar uma oferta de gratidão a Deus por tudo o que tem feito em sua vida, em seu Pequeno Grupo e em sua igreja, durante as últimas semanas.


PARA PENSAR:
Retribuir a Deus o coração da adoração.
VERSÍCULO PARA DECORAR:
“Onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. Mateus 6:21
QUESTÃO A CONSIDERAR:
O que minhas ofertas têm revelado sobre as motivações do meu coração?

Unknown

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram