VOCÊ DANÇA (1)? 2'

"Nos dias de hoje, a musica tem total ligação com o corpo, com o visual, com a performance…Os clips que mais vendem são os que a imagem é melhor, mais apelativa, com uma musica…bem, uma musica, uma musica dançante, com muitas e muitos “danceretes” em volta do ” star” principal.

Nos dias de ontem, muitos séculos atrás, a dança também era usada para festas, para orgias, para matar profetas ( na semana que vem falarei sobre isso!), para comemorações comunitárias…até para manifestar a força em danças marciais! Entre os animais se observa muito, danças de corte para acasalamento, passos, voltas, rugidos, enfim, atitudes com ritmo, muitas vezes que estão falando algo para aquele(a) que é o alvo do ritual em questão.
Você certamente já viu em algum filme americano os índios dançando em volta de um ” branco” que foi capturado, sendo oferecido para o deus Sol, Lua ou qualquer outro…rs. Ou mesmo filmes com tribos canibais que estão com seu ” assado humano” dentro do caldeirão esperando a hora de ficar pronto para ser comido por eles…
Hoje as famosas ” baladas” não podem ficar sem musica, senão não ” embalam” ninguém. A força da dança…já escrevi em meu site tempos atrás algo sobre a dança baseado em livros de bailarinas famosas ( até não cristãs) que mostram e ensinam a força de uma coreografia que pretende passar uma idéia quando todo um grupo age sincronizadamente na direção de uma mensagem…
Há um texto bem conhecido em II Samuel 6 que fala de uma situação interessante onde o rei David dançou perante Deus e perante todo o povo de Israel do qual ele era rei! O contexto mostra a arca de Deus que fora resgatada dos filisteus depois de muito sofrimento de Israel, sendo trazida de volta para o meio deles. A arca simbolizava o presença de Deus. Os querubins voltados um para o outro, o propiciatório ( a tampa que ficava sobre a arca) de onde Deus disse que falaria a Israel, a vara de Arão ( que floresceu sobrenaturalmente ) e os mandamentos ( que eram a lei e propósito de Deus para seu povo) juntos, traziam uma figura visível, mas não adorável, da presença e glória de Deus!”…a arca de Deus, sobre a qual se invoca o nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta entre os querubins” II Sm 6:2b
Os filhos de Abinadabe, Utza e Ahio, eram responsáveis pelo cuidado da arca. Interessante que Abinadabe significa pai de generosidade, Utza significa força, ou força própria, e Ahio significa comunhão, irmandade…a Palavra nunca dá essas dicas sem sentido…temos que sempre prestar atenção aos detalhes…a Bíblia é um livro diferente, sobrenaturalmente diferente!
Abinadabe fala do amor e generosidade de Deus em nos dar da Sua presença; Ahio fala da necessidade de comunhão para que nossas festas, “agitos gospel” tenham sentido baseados em comunhão com Deus e com os irmãos e não simplesmente um “agito”…gospel! E Utza fala da nossa própria força em querer fazer acontecer o que só Deus pode fazer acontecer…em sermos o que só Deus pode nos fazer sermos…Na história, Utza viu que a arca caía do carro de bois e colocou sua força, sua mãos para tentar impedí-la de cair…uma atitude que talvez, qualquer um de nós teria????!!!! Mas Deus falou que a arca não podia ser tocada. Daí os varais que eram colocados nas laterais da arca para que ela fosse carregada nos ombros pelos sacerdotes ( e só por eles ) e não fosse tocada de maneira nenhuma. Como falei, a arca é figura da presença de Deus; há pessoas que querem ” dar uma forcinha” para a presença de Deus, para a glória de Deus que é intocável! Chocante, mas Utza morreu por ter tido essa iniciativa…David ficou triste e assustado. E se perguntava : ” Como virá a mim a arca do Senhor?” cap.6:9 Resolveu não levar a arca para Jerusalém depois desse incidente e sim, deixá-la na casa de Obede – Edom até a ” ira de Deus” ( assim ele leu a situação) se acalmar, para que pudessem levar a arca a Jerusalém!
E deixaram a arca na casa de Obede – Edom. O que quer dizer Obede – Edom? Trabalhador de Edom…esse homem era geteu ( de Gate) cidade filistéia de onde veio Golias, que lutou contra David, que provocou o Senhor…Deus se mostrou bom para Obede – Edom abençoando sua casa enquanto a arca esteve alí. Por vezes há gente que vive na casa de Deus mas não O respeita como alguns ” infiéis” o fazem!?!?! Deus sempre olha o coração…seria injustiça um levita ter morrido por tentar “salvar” a presença de Deus, e um gadita, filisteu ter sido abençoado por crer que esse Deus era bom, e recebê-lo na sua casa, quando nem o rei teve coragem para fazê-lo??????!!!!!!
Bem, tudo isso é contexto para o pretexto…rs A história continua e após a arca ficar três meses na casa de um filisteu ( inimigo), que não teve “medo” dela, David resolveu trazê-la de volta a Jerusalém com todo o cuidado ( um sacrifício de bois e carneiros a cada seis passos !!!! Waw ! Haja bois e carneiros, não!?!? cap.6:13). E aí sim!! David agora estava feliz, pois a arca estava voltando para seu lugar de origem, sem mortes, com muita alegria e benção! O rei dançou na frente dela por todo o caminho até chegar na cidade santa. O povo acompanhava o processional feliz, com musica, instrumentos, muita gente, sacerdotes, sacrifícios cada seis passos, enfim, uma grande festa para os olhos. Creio que agora Deus estava feliz pois não colocaram a arca em um carro de bois ( idéias humanas para a adoração… para ” trazer” a presença de Deus!), mas a carregaram com os varais colocados lateralmente levados pelos sacerdotes…! Bem, David se sentindo tão feliz começou a dançar…dançar, dançar, começou a tirar sua estola de rei, suas roupas pesadas para poder dançar com mais facilidade e mais força, mais força, mais força, mais intensidade,instrumentos tocando, ritmo mais forte, mais forte, palmas, palmas, gritos de júbilo, mais força, mais som, mais intensidade, rodando, rodando, rodando…suas roupas jogadas de lado, suas sandálias jogadas para longe, muita alegria, muita intensidade, muita presença de Deus, ohohhhohohoh !!!!!!!!! Trombetas, povo, sacerdotes, mulheres olhando o rei…mulheres? Olhando? O rei??? Dançando??? Dançando??? Dançando? Mas…o rei? Dançando? Quase sem roupas? Como um escravo que não tem vestes ricas e anda com trapos? O Rei? Mulheres…e homens, olhando o rei dançar no meio do povo?…
- “O Rei de Israel? No meio do povo? Como um homem qualquer? Que vergonha! Que atitude ridícula! Rebaixando-se a ralé?!?! David, você é um rei!!! Como você tira suas vestes reais e dança desenfreadamente diante da arca, da presença de Deus dessa forma? Todo mundo estava te vendo…vi até alguns rindo de você!!! Como pode um rei ter uma atitude ridícula dessas???? ” disse sua esposa Mical, que quer dizer, riacho ou pequena fonte de água…
- “Diante do Senhor me farei como um bobo, como alguém invadido de alegria, gozando de meus inimigos, me divertindo perante meu Deus, me fazendo ridículo, até mesmo sem jeito, mas diante dEle, por causa dEle, para Ele! Pelo que Ele fez por mim, e por Sua presença que não tem preço, a qual me faz pular, dançar e me desnudar perante homens e juízes!!!!!” Esse seria o sentido próximo dos versos 21 e 22.
Obviamente, esse texto não é um convite a dançarmos sem roupas, certo?? Do que lemos e estudamos, David não ficou nu! Ele tirou suas roupas reais ( que eram pesadas e talvez quentes para um dia daqueles durante um processional!) para ter mais liberdade de dançar perante o grande Rei dos Reis!
Você dança? Por que você dança? Para quem você dança? Você tem vergonha de ser cristão? De agir como um cristão? De testemunhar como um cristão na frente de todos? Você, sendo homem, se sente ridículo dançando para Deus, mas muito tranqüilo dançando na baladinha pra chamar a atenção das garotinhas? Você fica sem jeito na presença de Deus? Sente-se ridículo de gritar Seu nome no meio da congregação???
E você menina? Tem orgulho de seu namorado ou noivo, ou marido ser um homem de Deus, que se manifesta na presença de Deus sem vergonha ou medo do que os outros vão falar? Ou fala para ele não cantar, não dançar, não gritar para Deus, porque isso é meio ridículo, não fica legal para ele…!?!?! Vocês preferem ir a um aniversário ou casamento onde tem baladinha e dançam a noite toda felizes e alegres, mas na casa de Deus, na presença dEle ficam murchos como caroço de manga chupado sem mexer um braço?!?!?
Mical, a pequena fonte, se escandalizou com seu marido, o rei de Israel, porque ele ficou ” ridículo” diante de todos dançando para Deus, por isso a fonte ” secou”. Mical tornou-se estéril até o final de seus dias e não pode dar filhos a David. Você é uma juiza estéril do seu namorado, ou uma inspiradora na busca da presença de Deus para ele e para você ??
Na semana que vem vamos falar da dança e a sensualidade…
Bom final de semana"
@gersonortega

Vamos inciar este estudo sobre dança e q achamos no Não Morda a Maçã, e vamos repassar pra vcss!!!
Deus abençoe!!!
Cintia Sant' Anna

Cia Casa de Davi

A arte a serviço do Reino. 

Um comentário:

  1. Eu li esse poste no NMM quando eu vi a palavra "DANÇA" me interessei logo rsrsrsrs...
    mais nã tinha lido td realmente eh algo a se pensar.
    Tem muito crente 007 por ai! rsrsrsrs...
    Camila-mylok_hta@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram