VOCÊ DANÇA (2)?????? 2'

"Bem, o post anterior que escrevemos sobre este assunto me trouxe várias colocações, tanto de pessoas que dançam diante de Deus como ministério, de pessoas que tem essa dificuldade e de pessoas que estão em igrejas onde essa prática não é muito usada ou aceita.

Antes de qualquer coisa , quero deixar claro que dançar para Deus não exige carreira ou curriculum…a não ser, a não ser, que isso seja um ministério…ou seja, se sou alguém que lidera o povo a Deus com danças! Ai sim, assim como um ministro de musica precisa saber musica para ministrar, um ministro de dança precisa saber dançar e,… e, e levar o povo de Deus a fazer o mesmo! Dança SÓ por arte na casa de Deus , é bonito, mas pode não passar muita coisa, se não nos preocuparmos em primeiro lugar com a Sua presença e a motivação do que estamos fazendo.
Toda arte DEVE refletir um tantinho da glória de Deus! Filhos de Deus que trabalham com arte, devem expressar através dela a presença do Espírito Santo que habita no nosso corpo! ”
“Ou não sabeis que sois templo de Deus e o Espirito Santo habita dentro de vós?”
Nosso corpo é templo, habitação , tabernáculo do Espírito Santo de Deus. Nosso corpo não pode refletir a glória deste mundo, a sensualidade deste mundo, a falsidade deste mundo…nosso corpo é para a glória de Deus! A palavra tabernacular no grego, traz o verbo comungar, ter comunhão, conviver, estar junto a… sermos tabernáculos é convivermos, estarmos juntos a Deus, termos Sua proximidade até no nosso corpo, com Seu Espirito !!!
Essa relação pode ser muito efetiva e poderosa tanto no “secular” como no ” espiritual”. Hoje as canções mais badaladas da MTV ou qualquer outra mídia, TEM quase obrigatoriamente sua ” versão” em clip. O clip se tornou quase um ” must” na apresentação musical de cantores, grupos e bandas…por que? Bem, imagine a Madonna com aquela vozinha fanhosa, repetindo o mesmo ” mantra” cantado inúmeras vezes, sem alguém imaginá-la ( ou vê-la) dançando com um grupo de dançarinos e bailarinas, poses sensuais, crucifixo por trás, gelo seco, etc,etc… por si só já seria uma chatice, não? Ou a ” famosa” musica “Judas” cantada pela Lady Gaga somente, sem clip, sem imagem, sem cenário, sem dança sensual, carinha de ” vem aqui, vem”… não faria a mesma fama, faria?
A voz, a dança e o corpo fazem um time muito forte! Para o bem ou para o mal… se somos o templo do Espirito Santo, nosso canto, nossa dança, nosso corpo , a morada do Espirito podem muito se usados na direção de Deus e Sua glória!
No “diário de um adorador”, na história do nosso personagem Nabih, escrevi algumas notas em um capítulo quando Herodes levou seu séquito de ” puxas” para uma de suas fortalezas , provavelmente em Macharus no deserto, para uma balada herodiana ! Essa balada era em homenagem ao pai de Herodes , o grande, da época quando foi coroado…A filha adotiva de Herodes Antípas sabia dançar muito bem. Dançava com sensualidade, estilo ,do jeitinho que ” o diabo gosta” ( literalmente!). Toda festa assim tem bebida ( algumas festas de ” crente” também) para animar o ambiente…”Não vos embriagueis com vinho no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espirito“!
A dança foi considerada pela Igreja como algo maligno por muitos anos…mas não totalmente sem causa! Muito escândalo, muito problema, muita carne “churrasco espiritual” veio sobre a Igreja devido a influência das danças de invocação de espiritos, danças de rituais macabros, de dedicação de jovens virgens a falsos deuses! Então com isso, a distância entre a dança para Deus e a dança “mundão” passaram a não ser mais diferenciadas… Jeremias 31:13 fala da dança que alegrará jovens e velhos, que trará jubilo ao invés de pranto, consolo ao invés de sofrimento…dança no Espírito traz a presença de Deus, traz cura, alegria em Deus, mudança de ambiente espiritual!!! Assim como dança na carne traz muito estrago, confusão, pecado e espirito de sensualidade. Será que estou exagerando, ou nossa consciência já está ficando cauterizada pelos “novos tempos” do século XXI ??? Prego sobre esse tema há dezoito anos e no principio, fui muito criticado por todas essas confusões herdadas no ambiente da Igreja !!!!
A filha adotiva de Herodes Antípas chamava-se Salomé! Uma adolescente que já conhecia os ” embalos” da época, e sabia como provocar, como chamar a atenção, como usar seu corpo para conseguir seus desejos…e você maninha? Usa algumas roupas mais chamativas para ver se ele presta atenção em você? A dança de Salomé custou a vida de um profeta…e que profeta! Jesus disse que até Ele, Jesus, vir ao mundo, não houve outro profeta tão especial e incrível como João, o Batista! Pois é : João se tornou moeda de troca a um capricho de Herodias, amante de Herodes, que o detestava porque João repreendia Herodes por tomar a mulher de outro! A dança pode custar a vida de gente especial que busca a Deus, de gente que não pactua com o pecado…a dança pode custar a vida de uma garota que em uma noite se entrega a uma balada especial com ” alguém” especial e perde sua santidade, espiritualidade e comunhão com Deus. Falo de valores que existem e são contados no mundo espiritual onde os cristãos vivem! Você é cristão? Bem, então você foi liberto do império das trevas para o Reino do Filho do amor de Deus como lemos em Colossenses! Você quer ser íntimo de Deus?
Eu já vi e já participei de momentos de dança na presença de Deus muito especiais e espirituais… a Sua presença parecia me envolver como uma névoa que você sente no seu corpo, como um frescor de júbilo e alegria indescritíveis!
Nosso corpo deve ser canal da glória manifesta de Deus em todas as situações da nossa vida. Nosso corpo deve glorificar a Deus, não atrair a atenção das pessoas para lascívia! Vamo lá galera! Uma geração especial para Deus! Que é livre em Deus ! Que curte Deus! Que se alegra nEle ! Que dança para Ele! Com todas as suas forças …como David!
Deus contigo e bom final de semana!"
@gersonortega
2 PARTE...
BJÃO
CINTIA SANT' ANNA

Cia Casa de Davi

A arte a serviço do Reino. 

2 comentários:

  1. gostei desse tema muito verdadeiro que seja feito assim em nossa vida uma adoração e não somente uma dança

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
- comentários com palavrões ou ofensas não serão aceitos;
- as criticas construtivas são sempre bem vindas;
- caso queira deixar o link para seu blog, fique a vontade.

Instagram